quinta-feira, 28 de julho de 2011

Jovens da Arquidiocese Participarão da Jornada Mundial da Juventude

Jovens da Arquidiocese Participarão da JMJ

A Jornada Mundial da Juventude é um grande encontro de jovens de todo o mundo que se reúnem para celebrar e aprender mais sobre a sua fé. É um dos principais meios pelos quais a Igreja proclama a mensagem de Cristo aos jovens mostrando, também, preocupação por eles. Neste ano, a JMJ acontecerá em Madri, Espanha, entre os dias 16 e 21 de Agosto.

Estima-se que somente do Brasil o número de participantes chegue a 15 mil, sendo que, da Arquidiocese de Campinas, 120 jovens já confirmaram presença. O Boletim Informativo da Pastoral Vocacional convidou o peregrino Marciel de Oliveira Rocha, da Paróquia Santa Cruz, para relatar sua expectativa em participar deste evento. Acompanhe:
Acompanhamento. Essa é uma palavra com múltiplos significados. Na Pastoral da Juventude, por exemplo, é a ação de adultos em ajudar um grupo de jovens a caminhar. Na Pastoral Vocacional, é um momento de discernimento sobre o chamado de Deus. Não seria para você se tornar padre, mas sim descobrir sua vocação. Aprendi isso durante meu acompanhamento vocacional na Arquidiocese de Campinas que fiz no ano de 1999. O responsável na época era nosso querido e saudoso padre Mansur.
Irei participar da Jornada Mundial da Juventude onde muitos jovens, com certeza, ouvirão o chamado que Deus lhes faz para serem Sal e Luz no mundo. A forma de assumir esse chamado será a continuação dessa JMJ na vida de cada um dos peregrinos.

Irei acompanhar duas dezenas de jovens que, assim como eu, terão essa primeira experiência de participar de uma JMJ, unindo-se a mais de 2 milhões de outras pessoas presentes em um encontro de muitas facetas: encontro com o Papa, encontro com mais jovens de várias partes do mundo, e um encontro consigo mesmo. Todos esses encontros na esperança do encontro maior com o Cristo, fundamento da nossa fé e luz do nosso caminho.
Iremos a muitos lugares: faremos uma pré-jornada na Diocese de Toledo, onde ficaremos em casa de famílias da pequena cidade de La Mata, com mil habitantes. Depois iremos para Madri vivenciar a grande jornada. Mas o lugar onde espero ter o encontro pessoal com Cristo é no jovem, pois minha caminhada na Igreja mostrou-me a juventude como um lugar teológico de encontro do Deus Libertador, e espero refletir bastante sobre isso. Por fim, peço que rezem por nós, e quem quiser nos acompanhar acesse http://causajovem.zip.net

Marciel de Oliveira Rocha
Ministro da Palavra da Paróquia Santa Cruz
Professor de Ensino Religioso do Colégio Notre Dame de Campinas