quinta-feira, 28 de julho de 2011

Lectio Divina


A palavra "Lectio Divina" vem do latim e tem como significado, “leitura divina”, “leitura espiritual” ou ainda “leitura orante da Bíblia”. Seus princípios foram expressos por volta do ano 220 e praticados por monges católicos, especialmente as regras monásticas dos santos: Pacômio, Agostinho, Basílio e Bento. Santa Terezinha Do Menino Jesus dizia, em período de aridez espiritual, que quando os livros espirituais não lhe diziam mais nada, ela busca no Evangelho o alimento de sua alma.

A Lectio Divina tradicionalmente é uma oração individual, porém, pode-se fazê-la em grupo. O importante é rezar com a Palavra de Deus lembrando o que dizem os bispos no Concílio Vaticano II, relembrando a mais antiga tradição católica, que conhecer a Sagrada Escritura é conhecer o próprio Cristo. Monges diziam que a Lectio Divina é a escada espiritual dos monges, mas é também de todo o cristão. O Papa Bento XVI fez a seguinte observação num discurso de 2005: “Eu gostaria, em especial recordar e recomendar a antiga tradição da Lectio Divina, a leitura assídua da Sagrada Escritura, acompanhada da oração que traz um diálogo íntimo em que a leitura, se escuta Deus que fala e, rezando, responde-lhe com confiança a abertura do coração”

Foi neste espírito de entrega à Deus que a OSIB (Organização dos seminários e Institutos do Brasil) e o CELAM (Conferência Episcopal Latino-Americana) realizaram, entre os dias 4 e 8 deste mês, o II curso de Lectio Divina em Aparecida, SP para seminaristas e religiosos (as). O palestrante do encontro foi Padre Fidel Onõro, cjm, diretor da CEBIPAL (Centro Bíblico Pastoral para a América Latina).
Os vocacionados do curso propedêutico de nossa Arquidiocese participaram do encontro e João Henrique nos relata e experiência:

“Representando a nossa Arquidiocese de Campinas fomos eu, João Henrique, e o Diego Fernandes dos Santos, ambos do propedêutico. Tivemos diversas palestras que nos proporcionaram uma bagagem imensa para a reflexão que a prática da Lectio Divina nos conduz. Fomos convidados a contemplar a oração, experimentando e abrindo a nossa mentalidade para o que é a palavra e como refleti-la, não apenas ‘rezá-la, como pensávamos.

Padre Fidel dividiu o curso em 5 partes, entre elas, refletimos a questão da ‘vocação’, ‘discipulado’, ‘Maria’, ‘Verbum Domini’, e a ‘Palavra’ como força profética e transformadora. Mais do que aprender a realizar e contemplar a Lectio Divina, obtivemos conhecimentos que nos auxiliarão na nossa caminhada futura. - Um ótimo curso com um palestrante fantástico, que nos conduziu pra um caminho a reflexão da Palavra e nos deu a base para que possamos caminhar com os nossos próprios pés.”
  
João Henrique Carneiro Stabile